Quando discutimos sobre uma questão ética, pensamos logo em assunto profissional. A palavra “ética” é muito mais que isso.
Em nossa vida toda nos deparamos com problemas de ordem ética. Desde o nosso nascimento, infância, período escolar ...até nos tornarmos adultos.
Onde a ética começa em nossas vidas? Será que temos noção da complexidade e importância disso?
Na verdade a ética faz parte da retidão de caráter, faz parte de uma verdadeira educação.
Na Grécia antiga, na iniciação da vida já se aprendia os princípios éticos, essenciais para a formação de um ser humano. O método educacional dos gregos era a “Paidéia” que com base na ética ensinava os verdadeiros valores, como a vigilância dos vícios, controle e educação dos instintos e coragem a partir de si mesmo. Formavam-se cidadãos honrados para depois se formarem doutores, engenheiros etc.
Hoje infelizmente vimos que o aprendizado foi reduzido a salas pichadas e quebradas, colegas insultados, professoras desorientadas e um grande número de mal educados tirando diplomas.
Claro que não podemos consertar o mundo do dia para a noite. Também não podemos generalizar, porque há muitos jovens responsáveis e empreendedores, mas a nossa parte é questionar, fazer com que experiências vividas se tornem ferramentas úteis. Temos que dar exemplos do bem para o futuro, para ajudar a formar homens melhores.
Nada de jeitinho brasileiro. Tudo tem que ter começo, meio e fim.
Não podemos nos mostrar deficientes na análise do equilíbrio comum. Equilíbrio esse que depende de cada um de nós. Temos que nos preparar melhor para vivenciar novas experiências e aproveitar ao máximo tudo o que elas no trazem. Cada instante vale muito. A nossa bagagem é composta de uma união de acontecimentos, de sentimentos, de momentos, lembranças, medos, anseios e conquistas.
Não podemos nos perder em lamentações, nem desprezar lição alguma.
Vale viver, viver com satisfação toda uma vida de experiências. Estamos aqui para isso, acredito que o ser humano nasceu para ser feliz. Mas sem ética, de nada vale o que construímos. Sem ética nada vale em nossas conquistas, porque esse é o sinal de que não aprendemos nada. Só com uma postura digna é que teremos real valor. Senão, voltaremos à semente e começaremos tudo de novo... do nada...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui o que achar dos meus textos