quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Ansiedade ou Falta de Educação?

Uma coisa que me deixa louca, é conversar com aquelas pessoas que tem o grave vício de não dar atenção, ou seja, não ouvir o que estamos dizendo.
Você encontra um amigo que não vê há tempos. Quer saber as novidades, mas também quer contar as suas.
Bem, no desenrolar do papo você já escutou a vida dele toda e não conseguiu sequer dar sua opinião a respeito do que ele disse. Que dirá contar algo sobre você.
Aí chega o momento, na primeira brecha, você entra e acha que está abafando, mas quando percebe, o sujeito está simplesmente prestando atenção em outra coisa e não está nem olhando para você. Então, para piorar corta o seu assunto para comentar ou criticar alguém que está passando.
Isso acontece muito hoje em dia e é uma grande falta de respeito. As pessoas estão tão atarefadas e estressadas, que querem chegar antes de sair. Não percebem sequer que ao seu lado há um ser humano.
A ansiedade toma conta, deixa de ser inofensiva e passa a ser uma verdadeira inimiga. Nós temos que ser mais cuidadosos com nossos amigos. Saber falar é belo, mas saber ouvir é nobre. Quantas vezes nos sentimos extremamente aliviados quando podemos desabafar ou chorar num ombro amigo. Da mesma forma, temos que ceder o nosso ombro. Temos que estar atentos para ouvir as pessoas, para dar a outrem a atenção que queremos para nós mesmos.
A verdadeira fraternidade começa nesses momentos. Ser fraterno não é só ajudar o próximo com respeito a coisas materiais. Ser fraterno é prestar mais atenção nas “pessoas” e ter sensibilidade para entender que precisamos uns dos outros em diversos momentos de nossas vidas e de diversas formas também.
Por isso estejamos atentos a todo o momento, lembrando que a ansiedade e a pressa são as grandes inimigas da perfeição.

5 comentários:

  1. É o pior tipo de gente que existe. O problema não é uma pessoa falar muito, mas, não ouvir nunca o que os outros falam.

    Parabéns, seus textos estão cada vez melhores!

    ResponderExcluir
  2. Some este mal aos demais males dos quais a humanidade sofre. Penso que é de tanto 'ninguém ouvir' que todos falam, falam, falam...

    Parabéns pelo blog!

    Larysse :)

    ResponderExcluir
  3. kátia.ranieri@hotmail.com28 de janeiro de 2010 às 11:36

    sou suspeita!!!!
    Você sabe que eu sou fã dos teus textos pois sei que você pensa exatamente como escreve.

    ResponderExcluir
  4. é Larysse, se todos pensassem antes de agir, tudo seria muito diferente...grata pelo comentário

    ResponderExcluir

Comente aqui o que achar dos meus textos