sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Valores e...Valores

Ah as palavras! O que seria da nossa comunicação sem as palavras?
Como se comunicam as pessoas portadoras de necessidades especiais?
Quem são os verdadeiros portadores de necessidades especiais?
Somos todos especiais. Especiais pelas nossas deficiências, especiais pela nossa capacidade.
E... o que é a capacidade? Onde está a nossa capacidade de entender o que é a vida? De entender o que queremos da vida e o que fazemos com a nossa vida. E com a vida dos nossos convivas?
Palavras difíceis às vezes nos fazem descompreender. (risos)
Para mim a vida é um aprendizado onde nem sempre sabemos utilizar as lições. Elas estão à nossa frente e nem mesmo as enxergamos, que dirá aplicá-las em nosso dia a dia.
Filosofar, filosofar... não nos faz atores da peça. Filosofar nos faz pensadores.
Os pensadores são intelectos que descobrem segredos da vida e correm o risco de ver toda sua descoberta perdida se não for utilizada em benefício de algo.
O homem é pensamento, é filosofia, é estudo, é cheio de idéias fantásticas que se não forem colocadas em prática se perdem no tempo e vagam no espaço...
Nosso mundo é tão dinâmico. São tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo. Nós estudamos e estudamos, pesquisamos, descobrimos, aprendemos, aprendemos, aprendemos...
Esse nosso mundo precisa de homens com atitude. O chamado ignorante, mal educado, desafortunado pode ser rico. Rico em sentimentos, rico em experiências, rico em atitudes. Ele não tem tempo para filosofar, filosofar... mas encontra tempo para amar, sofrer, rir e chorar, arregaçar as mangas, lutar, caminhar, correr, suar... e ter...atitudes...ver o tempo passar e se lembrar das lições da vida. Autodidata ele corre atrás do tempo para estudar com as experiências vividas no grito. Sua oportunidade está no dia a dia e seu coração encontra tempo até para amar!
Quais são os verdadeiros valores? Quem somos nós afinal? Somos um misto de espiritualidade, com genialidade, com fé, com medo, com paradigmas, dúvidas, coragem, esperança... procurando a felicidade, a emoção, o amor verdadeiro, a satisfação, a perfeição e...a eternidade do ser. Quais são as ferramentas? Quem serão os autores da nossa história?
Nada importa se não amarmos, nada importa se não formos humanos, nada importa se não formos fraternos. Nunca estaremos sós, nunca ficaremos estáticos. A espiritualidade do ser é dinâmica. E nós, todos, sem excessão, à nosso modo, somos imprescindíveis.

3 comentários:

  1. Gostei muito!

    Também penso assim: filosofar sim, mas, o mais importante mesmo é ter atitude!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou suspeita porque qq coisa (escrita e falada) vindas de voce eu amo!
    Parabens pelo texto!

    Amei!

    Beijos
    Alba

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada amiga, fico feliz que vc está curtindo meus textos. Mil beijos

    ResponderExcluir

Comente aqui o que achar dos meus textos